segunda-feira, 15 de junho de 2009

PASSEIO PÙBLICO


Por Renata de Lima Sousa

Pressa, velocidade e barulho. O Centro é um dos bairros mais movimentados de Fortaleza. Caracterizado pela forte presença do setor comercial, é onde muitas pessoas trabalham e fazem compras e, por isso, é muito freqüentado pela população durante a semana. Mas é em meio a essa agitação onde se localiza um dos espaços públicos mais agradáveis de Fortaleza: o Passeio Público. Também conhecido como Praça dos Mártires, o local durante um longo período de tempo tinha uma má reputação junto à população, por ser perigoso e um ponto de prostituição. Mas o espaço passou por um processo de revitalização e hoje é palco de muitas programações culturais.

BREVE HISTÓRICO
Construída em 1890, a Praça dos Mártires, ou Passeio Público, possui um estilo neoclássico. A praça foi palco da execução dos revolucionários da Confederação do Equador, dentre eles estava Padre Mororó.Reflexo das desigualdades sociais de Fortaleza, o local era divido em pontos de reunião para cada classe social.
Após o período da Belle Époque, a praça foi abandonada pelo poder público e tornou-se um ponto de prostituição e de assaltos. Somente em 2007, passará por uma revitalização, que possibilitou que esse espaço fosse novamente ocupado pela população. A revitalização foi o resultado de um conjunto de ações da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a revitalização do Centro da Cidade. Hoje a praça é tombada pelo IPHAM.

ATRAÇÕES CULTURAIS

Hoje o Passeio Público possui diversos atrativos para os freqüentadores. Um exemplo foi a apresentação do espetáculo “Ressignificação” do Grupo de Teatro. Propondo-se a apresentar a temática do amor através de novos espaços, o espetáculo aconteceu na Praça José de Alencar, Praça do Ferreira, Praça dos Leões e Passeio Público. O intuito é trazer pessoas às praças para que possam conhecer mais os espaços da cidade e que elas passem a valorizar esses locais e, conseqüentemente, cuidar deles. Saiba mais sobre as programações culturais

Outro atrativo do Passeio Público é o Café do Passeio, um lugar agradável que oferece refeições leves e sucos refrescantes. A proprietária Jaqueline Almeida (foto) confirma que o Café tem o objetivo de atrair a população: “A idéia do Café do Passeio é exatamente criar a cultura para que as pessoas voltem a ocupar esse espaço público”.




REVITALIZAÇÃO

A revitalização, que ocorreu 2007, foi muito importante para atrair visitantes e mudar má “fama” que tinha o Passeio. “Aqui era imundo. Agora não. Eu até me admirei quando passei aqui e vi a diferença. Hoje tem segurança”, fala o visitante, Sr. José. As escolas também já podem utilizar o espaço para que crianças e adolescentes conheçam um pouco da história e do ambiente do Passeio Público, como é o caso da visita de crianças estudantes do SESC.

Outro projeto atrativo é o Sol Maior, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, que leva música instrumental para saudar o pôr-do-sol, de segunda a sábado, e durante a tradicional feijoada que ocorre aos domingos.

Pôr-do-sol, vento e bela paisagem. O Passeio Público surge no agitado centro de Fortaleza e sua discrepância é o que o torna mais belo. A população de Fortaleza precisa conhecer e valorizar, assim como os órgãos responsáveis devem investir nos centros culturais e, assim, permitir a continuidade de um legado cultural essencial para a construção da cidade que todos desejam.

Serviço
Passeio Público:
Rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro
Entrada Gratuita

0 comentários: